*** CLIMATOLOGIA***


Total de visitas: 157304
Formação de Orvalho, geada e nevoeiro

 

Alguns autores considera / classificam o orvalho, a neblina e a geada como forma de precipitação da água na atmosfera, mas outros abordam o orvalho e a neblina como formas de condensação e a geada como forma de sublimação.


Para estudar os fatores atmosféricos que levam à formação destes fenômenos, é importante lembrar dos estados físicos da água:



Estados físicos da água


é

A ocorrência do orvalho, nevoeiro e nuvens depende do modo como o ar se resfria e, consequentemente, do modo como a condensação ocorre.


Orvalho

Quando a condensação se dá por contato entre o ar quente e úmido e uma superfície fria, há a geração do orvalho. O orvalho forma-se ao amanhecer, quando comumente o ar registra sua temperatura mínima, deixando as superfícies frias recobertas por uma película de pequenas gotas d'água. Pode, entretanto, ocorrer ao anoitecer, em noites de acentuado resfriamento.

Nos ambientes com baixos índices pluviométricos, o orvalho constitui-se em importante fonte de água para a vegetação local.


Geada

Por ocasião de resfriamentos mais intensos do ar, quando as temperaturas mínimas alcançam 0º C, ou mesmo vão além dele (temperaturas negativas), notadamente nas noites de céu limpo, sob a atuação de massas de ar frias, ocorre a sublimação do conteúdo de vapor em contato com as superfícies frias e/ou solidificação do orvalho, resultando na geada.

A ocorrência das geadas, na maioria das vezes, traz sérios prejuízos para a vegetação e a agricultura, pois danifica as plantas e seus frutos.


Nevoeiro

O nevoeiro, também conhecido como neblina e cerração, constitui-se em uma nuvem muito baixa e/ou em contato com o solo, formada por gotículas de água.

Os principais processos geradores dos nevoeiros são:

  • Nevoeiro de radiação = ocorre em noites de céu limpo, quando ao se resfriar por radiação, a umidade contida no ar se condensa, resultando em uma nuvem próxima do solo.
  • Nevoeiro frontal = ocorre ao longo das frentes frias, onde as condições de mistura do ar quente podem conduzir à condensação do vapor próximo à superfície.
  • Nevoeiro por advecção = ocorre quando há advecção do ar frio sobre superfícies líquidas, de modo que o vapor incorporado pelo ar frio o satura (a umidade relativa atinge 100%) e, ao se condensar, gera o nevoeiro.
  • Nevoeiro de evaporação = ocorre quando a água evaporada de uma superfície líquida quente se condensa ao entrar em contato com a camada de ar sobrejacente relativamente mais fria.
  • Nevoeiro orográfico = ocorre nas vertentes de barlavento das montanhas, onde o ar úmido é forçado a ascender e, por resfriamento adiabático (sem troca de calor / energia), há a condensação.


Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional