Temperatura = o grau de calor de uma substância ou a medida da energia de movimento das moléculas.
Um corpo quente consiste de moléculas movimentando-se rapidamente ou vice-versa.
A Temperatura é um fator extremamente importante para os seres vivos, pois determina as condições ambientais e estabelece o grau de conforto.
O calor sensível, por sua vez, é a energia medida por um termômetro ou sentida pelo toque das mãos. Não inclui a energia envolvida no processo de evaporação: calor latente, que vai auxiliar na formação de nuvens e chuvas.
Lembrando que a propagação de calor é feita por intermédio dos processos: condução; convecção; advecção; condensação e radiação.
ESCALAS DE MEDIDAS DA TEMPERATURA
As temperaturas são medidas pelos termômetros e registradas pelos termógrafos.
Termógrafo = instrumento que fornece um registro contínuo e automático da temperatura num determinado espaço de tempo. Registra todas as varações.
Termômetro de máxima (mercúrio) = é um instrumento que tem a particularidade de reter no tubo capilar o mercúrio que por ele passa.
Quando a temperatura desce, uma vez atingido o valor máximo, o mercúrio não volta no sentido contrário, desde que se encontre em posição horizontal. Para que o mercúrio regresse ao reservatório é necessário sacudí-lo energeticamente (depois da leitura).
Termômetro de mínima (alcóol) = possui um pequeno indicador móvel, que, devido à força de tensão superficial nunca atravessa a extremidade da coluna líquida (chamada de menisco) e, portanto acompanha o extremo da coluna quando a temperatura desce. Quando a temperatura sobe, o indicador fica retido, indicando o valor mínimo atingido (a mais afastada do depósito do alcóol).
Em termos temporais, trabalha-se com valores de temperatura do ar:
- Em tempo instantâneo = temperatura medida em determinado momento e reflete o calor presente no ar naquele momento;
- Tempo real = refere-se à temperatura instantânea no presente momento;
- Valores médios = médias estatísticas da série temporal considerada, tendo habitualmente como referência a temperatura compensada média diária, obtida nas estações metereológicas do Instituro Nacional de Metereologia (INMET);
- Valores máximos e mínimos = onde as temperaturas máxima (Tmáx) e mínima (Tmín) correspondem, respectivamente ao maior e menor valor registrado no período considerado; ou seja máxima/mínima pode ser diária, semanal, mensal, sazonal, anual ou decenal; a diferença entre elas é definina amplitude térmica.;
- Valores normais = referem-se às médias de 30 anos e são habitualmente utilizados como uma das referências para a caracterização térmica dos climas.
ESCALAS:
A temperatura do ar é a medida do calor sensível nele armazenado, sendo comumente dada em graus Celsius ou Fahrenheit.
Na escala Celsius (ºC) o zero corresponde à temperatura de solidificação da água e 100º de sua ebulição.
Na escala Fahrenheit (ºF) o zero ºC corresponde a 32ºF e 212ºF corresponde a 100ºC.
Para se converter ºC em ºF emprega-se a seguinte fórmula:
ºC /5 = ºF –32/9
O sol é a única fonte de energia importante para a terra. A energia solar é a causa responsável pela grande maioria dos fenômenos meteorológicos que ocorrem na atmosfera terrestre. A energia solar, ao atingir a superfície da terra, provoca seu aquecimento e essa superfície passa a irradiar calor e atuar nos processos atmosféricos. De acordo com a curvatura e a inclinação da terra, a região que mais recebe energia solar, durante o ano, é a localizada entre as latitudes de 23º N e 23ºS (região tropical) e dentro dessa, existe uma região mais aquecida – equador térmico, cuja posição média é 5ºN, variando em latitude de acordo com a estação do ano.
Teoricamente, os valores máximos de temperatura estariam na latitude zero, decrescendo, progressivamente, na razão inversa da latitude. Contudo, dois principais fatores introduzem modificações nessa regra: distribuição de terras e água (ex.: 4/5 do hemisfério sul é ocupado por oceanos) e correntes marítimas. Essas provocam dissimetrias térmicas e pluviométricas no sentido leste-oeste. A variação da temperatura do ar depende basicamente do saldo de energia solar e de fatores essencialmente geográficos: latitude, altitude, longitude e continentalidade.
Efeito da latitude: a amplitude térmica média anual (diferença entre a média da temperatura do mês mais quente em relação ao mês mais frio) aumenta no equador em direção aos pólos.
O efeito da altitude também é muito importante, devido ao gradiente térmico vertical; dois locais próximos podem ter grande variação de temperatura em função de distintas altitudes.